Perguntas Frequentes

Estado e Status dos Pedidos
Última atualização 3 meses atrás

Neste tutorial você irá entender o que são estados e status do fluxo de um pedido e aprenderá a gerir o seus pedidos corretamente.

Estado ou Status?


Os dois! No Magento temos momentos no fluxo do pedido onde a situação do pedido é alterada. O nome disso é Estado.

Os estados padrões são:

Novo
Pagamento Pendente
Processando
Completo
Cancelado
Em espera
Fechado
Análise de pagamento

Todas estas situação de pedido são o suficiente para a maioria dos segmentos, porém em alguns casos é necessário especificar para seus clientes ou então, talvez você apenas queira uma diferente nomenclatura. Para isto existem os status. Em outras palavras o status são apenas rótulos relacionado a estados, ou seja, um mesmo estado de pedido pode contar vários status. Vale lembrar que os Estados são imutáveis, e representam todos os possíveis cenários do fluxo de um pedido, enquanto que os status são customizáveis e podem representar o que for melhor para cada segmento. Ainda tem dúvida? Então vamos ao exemplo.

Criando Novos Status


Vamos supor que eu tenho uma loja de papéis de paredes personalizados e produzo os meus próprios produtos. Ao cliente realizar um pagamento, a situação do pedido seria alterada para "processando" porém isto não seria o suficiente para informar ao cliente como estaria a produção do produto. Vamos então a criação de novos status.
Dentro do painel administrativo, acesse Sistema -> Status do Pedido.

image

Quero criar os status "enviado para produção", "Em produção" e "Embalado". Todos eles serão rótulos do Estado Processando. Basta então clicar em Criar Status e preencher como abaixo:

image

Realizando este processo para os três status, é hora de atribuí-los aos Estados correspondentes:


image

image

Depois da realização do processo:

image

Status Criados e Agora?


Agora você pode usá-los dentro de seus pedidos. Para alterar o status de um pedido, clique aqui
.
O vídeo acima mostra como proceder dentro do painel administrativo. Na conta do cliente, a informação se dispões assim:

image


Agora você já pode gerir seus pedidos com facilidade e eficiência. Boa sorte!




Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!